Dívidas no CPF e o financiamento com o Minha Casa, Minha Vida
O Minha Casa, Minha Vida é o maior programa de habitação popular da história do país, através dele muitas famílias já conquistaram a casa própria pagando prestação compatível com a sua renda. No artigo de hoje o blog vai falar sobre dívidas no CPF (Cadastro da Pessoa Física), afinal recebemos aqui muitos e-mails de pessoas desesperadas querendo saber se há alguma restrição caso o nome esteja incluindo no Cadastro de Proteção ao Crédito, para responder a essa pergunta resolvemos elaborar uma matéria explicando detalhadamente como funciona o processo de financiamento em caso de dívida, pois para algumas faixas de renda existe restrição no financiamento pois o banco (Caixa ou Banco do Brasil) faz uma análise de risco para avaliar a capacidade de pagamento do imóvel.
Nome Sujo – Ter o nome incluído nos órgão de proteção ao crédito, tais como, SCPC ou SERASA é um fator eliminatório caso sua renda seja superior a R$ 1,6 mil, isso porque a partir dessa renda o subsídio do governo é menor, consequentemente o banco deverá realizar uma análise de risco para comprovar que a família tem capacidade de pagamento. Conclusão:
Dívidas de outros financiamentos – Caso você tenha outras dívidas referentes a um financiamento de outro bem (exemplo: carro ou moto), não existe restrição, com tanto que o valor das prestações seja compatível com a sua renda e não comprometa grande parte do seu orçamento. Caso o banco descubra que você possui um financiamento de um carro por exemplo, ele saberá que um valor “X” está comprometendo o seu orçamento.
Importante – Se a pessoa tiver outro financiamento de imóvel em andamento não será possível financiar pelo programa MCMV, pois ele é destinado exclusivamente para a aquisição da primeira moradia e não deve ser utilizado para aumento de patrimônio, pois as casas e apartamentos financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida contam com subsídios da União.