Como tirar o nome do CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários

Como tirar o nome do CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários

O processo para se conseguir um financiamento não é nada fácil, isso porque existem muitas burocracias e documentos que são solicitados para análise. Qualquer restrição poderá dificultar ou até mesmo inviabilizar o financiamento da casa ou apartamento próprio, neste artigo queremos abordar um assunto ainda desconhecido por muitos, trata-se do CADMUT que é o Cadastro Nacional de Mutuários, ele é um instrumento de análise de crédito utilizado pelas instituições bancárias que fazem financiamentos imobiliários, através dele é possível descobrir se determinada pessoa já possui algum financiamento ativo, seja para compra de imóvel, terreno ou material de construção.

O fato de uma pessoa ter o nome incluído no CADMUT não significa que ela tem alguma restrição de crédito ou que é inadimplente, pelo contrário, significa que a pessoa já tem um financiamento imobiliário em andamento com alguma outra instituição. Com frequência muitos funcionários de bancos e imobiliárias acabam informando ao consumidor que ele está com o nome restrito, porém isso não é verdade, o CADMUT é apenas um cadastro de mutuários, a decisão de aprovar ou não o financiamento parte da instituição. Se você tem renda compatível, nada impede que você faça mais de um financiamento ao mesmo tempo.

O que acontece com bastante frequência é o financiamento ter terminado e o banco esquecer de retirar o nome do consumidor da lista. Com isso ele acaba encontrando dificuldade para adquirir um novo financiamento, pois para a instituição financeira que vai fazer a análise do novo financiamento a renda do cidadão já está em parte comprometida por um financiamento imobiliário. Se este é o seu caso, saiba que a solicitação da retirada deve ser feita pela própria instituição no qual você contraiu o financiamento, não há como o próprio cidadão fazer a retirada.

A consulta pela internet ao CADMUT está disponível através da internet, basta acessar o site www.sicdm.caixa.gov.br e fazer o seu cadastro, caso ainda não possua um usuário e senha. O cadastro deve ser feito utilizando um número de inscrição social, que pode ser o NIS, NIT, PIS ou PASEP.

Sem o Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT) as instituições financeiras e imobiliárias não teriam como descobrir se determinada pessoa já fez um financiamento, tal cadastro visa proteger o sistema de crédito dos bancos e também o sistema financeiro nacional. Caso tenha mais alguma dúvida referente ao cadastro, acesse o site da Caixa Econômica Federal que é atualmente a administradora do CADMUT.