Como funciona o Cadastro de Mutuários - CADMUT
Ao preencher uma proposta de um financiamento imobiliário em um banco o cidadão precisa apresentar diversos documentos para análise cadastral. Se houver algum débito ou restrição o financiamento certamente será negado, as restrições mais comuns são: nome incluso nos órgãos de proteção ao crédito (popular “nome sujo”) ou CPF irregular junto à Receita Federal do Brasil (RFB). Na matéria de hoje vamos falar sobre um cadastro que anda recusando bastante financiamento e que ainda é desconhecido até mesmo por imobiliárias, trata-se do CADMUT que é o Cadastro Nacional de Mutuários, atualmente ele é consultado sempre que o cidadão tentar contrair ou contratar algum imóvel através de financiamento bancário, seja casa, apartamento, terreno ou material de construção.
O CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários) é frequentemente confundido com o cadastro de devedores, ao contrário do que muitos imaginam ele não é um cadastro de dívidas e sim um cadastro nacional de pessoais que já contraíram algum financiamento imobiliário, seja para a compra de uma casa, apartamento, material de construção e/ou imóvel na planta. Após a quitação desse financiamento o CPF (Cadastro Pessoa Física) do consumidor deve ser retirado da lista de mutuários, o que acontece bastante é a instituição financeira “esquecer” de retirar o nome da lista, em contrapartida o cidadão poderá enfrentar dificuldade ou até mesmo ter a recusada do financiamento caso opte por financiar um novo imóvel em seu nome ou contratar algum financiamento de material de construção, no qual é aplicada a consulta ao CADMUT.
O nome poderá ser cadastrado também caso o cidadão seja contemplado com imóvel subsidiado pelo Governo, como por exemplo o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) do Governo Federal. A retirada deve acontecer quando houver a quitação do financiamento por parte do cidadão. Normalmente os programas habitacionais incluem o nome no cadastro por no mínimo dez anos, que é o tempo que o subsídio será pago ao beneficiário.
Se você quiser consultar se seu nome está no cadastro, basta acessar o site www.sicdm.caixa.gov.br e entrar com seu usuário e senha, se este for seu primeiro acesso será necessário cadastrar-se.
Como retirar o nome do cadastro – A retirada do CPF do CADMUT só pode ser feita pela instituição financeira no qual você contraiu o financiamento. Caso o financiamento já tenha sido quitado e seu nome continue incluso, entre em contato com o Banco para que seja providenciada a retirada.