Como retirar o nome do CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários
O Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT) é um banco de dados mantido pela Caixa Econômica Federal (CEF) e que é amplamente utilizado pelas instituições financeiras para a análise de crédito, através dele é possível descobrir se determinada pessoa possui algum financiamento imobiliário em andamento, seja para a compra de uma casa, apartamento, terreno ou material para construção. Nesta matéria o site vai ensinar como consultar pela internet se o seu CPF (Cadastro Pessoa Física) está incluído no banco de dados e também como fazer para solicitar a retirada, já que ele dificulta o acesso ao crédito imobiliário, pois influência muito na análise de crédito.
O Cadmut é muito confundido com o cadastro de devores, tais como SPC ou SERASA, no entanto, ele não tem relação com cadastros de inadimplentes, isso porque ele é apenas um Cadastro Nacional onde consta mutuários. Os mutuários para quem não sabe são todos aqueles que recebem um bem por empréstimo ou financiamento, dessa forma quando você realiza qualquer financiamento imobiliário está se tornando um mutuário do banco. A retirada do seu nome da lista de mutuários só acontece quando houver a quitação do bem financiado, não há como solicitar a retirada se não houver a quitação, isso porque o Cadastro Nacional de Mutuários é um instrumento de análise de crédito e que também tem o objetivo de proteger o sistema financeiro dos bancos.
Inclusão
Retirada do nome do cadastro Se você quer retirar o seu CPF do CadMut é preciso acontecer uma dessas situações: quitação do financiamento com o banco, ou seja, todas as parcelas do financiamento de sua casa, apartamento, imóvel na planta, terreno ou material de construção deveram estar quitadas. Não é possível solicitar a retirada antes do financiamento estar quitado, pois você continua sendo um mutuário enquanto existem parcelas em aberto. O que acontece muito é o financiamento terminar e a instituição financeira não dar baixa no nome do consumidor, consequentemente ele continua sendo um mutuário, neste caso recomendamos que entre em contato com a instituição financeira para pedir a retirada.
Caso você queira consultar se o seu nome está incluído no cadastro basta acessar a página do SICDM, caso não possua login, basta cadastrar-se gratuitamente.