Como fazer o cadastro da COHAB de São Paulo
A Companhia de Habitação Metropolitana de São Paulo (COHAB-SP) disponibiliza por meio da internet o cadastro para aqueles que tem interesse em adquirir uma casa ou apartamento por meio dos programas habitacionais geridos por ela e também através de parceria com o Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. O cadastro é feito diretamente pela internet sem a necessidade de comparecer à COHAB, pois a inscrição, alteração e atualização pode ser feita através da internet pelos próprios candidatos. Abaixo apresentamos um tutorial para ajudá-los a se cadastrar nos programas habitacionais da Grande São Paulo, o cadastro não é válido para aqueles que moram no interior ou litoral de São Paulo, bem como aqueles que residem em outros estados.
Requisitos – O candidato interessado em preencher a Ficha de Demanda Habitacional precisa ter mais de dezoito anos ou então ser emancipado e já possuir o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Outra exigência é que ele deve morar ou trabalhar em algum município da Grande São Paulo por, pelo menos, dois anos. Entende-se por municípios da Grande SP as seguintes cidades: São Paulo, Guarulhos, Osasco, Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
O cadastro da COHAB-SP é válido também para participação no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) do Governo Federal, que atende famílias com renda de zero a três salários mínimos. Apesar do preenchimento da ficha da demanda habitacional não garantir o atendimento, ele é um procedimento obrigatório para todos aqueles que tem interesse em adquirir um imóvel através dos programas habitacionais geridos através dela. Vale ressaltar que tem diretrizes que estabelecem prioridade no cadastro a aquelas famílias que vivem em áreas de risco, insalubres ou que são consideradas de vulnerabilidade social.
Para se cadastrar o interessado deverá acessar o site oficial da COHAB/SP cujo endereço é www.cohab.sp.gov.br já no site procure pela opção “Faça seu Cadastro”
Logo em seguida “Preencha a ficha de demanda” com seus dados pessoais, renda e condições socioeconômicas.
Quando serei atendido?
Não há como responder a esta pergunta pois a inscrição não garante o atendimento, já que a demanda pelos imóveis populares é muito maior do que o número de habitações. Mas felizmente o Governo Federal, Estadual e Municipal tem investido bastante na habitação popular para reduzir o déficit na Grande São Paulo.