Prefeitura de Fortaleza assina financiamento do Minha Casa, Minha Vida

Prefeitura de Fortaleza assina financiamento do Minha Casa, Minha Vida

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) assinou junto ao Banco do Brasil (BB) um contrato que prevê a contrapartida junto ao Governo Federal para a construção de quatorze mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no município. O contrato estimado em R$109,7 milhões é para a construção de moradias divididas em vinte e três conjuntos habitacionais da capital cearense. Os imóveis devem ser destinados principalmente para famílias de baixa renda, tendo em alguns casos, subsídios de até 96% do valor total do imóvel, isso porque as famílias que ganham até três salários mínimos pagarão ao Banco do Brasil, parceladas de aproximadamente cinco por cento da renda familiar bruta, o valor restante será subsidiado com os recursos do programa.

A capital Fortaleza vem recebendo nós últimos anos diversos investimentos no setor habitacional, esforços esses que tem contribuído para uma grande redução no deficit habitacional do município. Nos próximos anos o resultado deve ser muito positivo pois mais de quatorze mil família realizarão o sonho da casa própria. 

Outro fator que não podemos deixar de considerar é que essas novas habitações também tem um papel fundamental na economia local, visto que gera muitos empregos na construção civil, aquecendo o mercado. 

Baixa - O atendimento as famílias de baixa renda é um grande destaque no Minha Casa Minha Vida, isso porque as famílias que ganham até 3 salários mínimos por mês (renda bruta familiar) pagarão pela casa e/ou apartamento prestações baixíssimas por mês. Para se ter uma ideia certa de até 96% dos imóveis para essas famílias chegam a ser subsidiados pelo governo para possibilitar a realização do sonho da casa própria.

Casa completa – Além de conquistarem uma casa nova com prestações acessíveis, as famílias beneficiárias têm direito a uma linha de crédito de até cinco mil reais para a compra de móveis e eletrodomésticos para mobiliar a residência. Tudo isso com uma prestação acessível, graças ao parcelamento em até quarenta e oito vezes com juros acessíveis, esse benefício se chama Cartão Minha Casa Melhor, e foi criado para fazer jus ao nome, dando uma moradia melhor é com mais dignidade a todas as famílias que foram beneficiadas pelo MCMV.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também afirmou que pretende ampliar o número de moradias para 30 mil até 2016. Para isso ele pretende estimular o investidor no município, aproveitando que o Minha Casa, Minha Vida 3 deve ser lançado no ano que vêm.