COHAB Curitiba entrega casas construídas com painéis de fibra de vidro
Em Curitiba um novo método construtivo começa a ser testado pela COHAB (Companhia de Habitação), trata-se de um sistema que não utiliza tijolos ou cimento no processo de construção, as casas são feitas usando painéis de fibra de vidro que são confeccionados na indústria, posteriormente eles são montados no canteiro de obras, dando formato ao imóvel. A empresa responsável pela moradia afirma que é possível em 48 horas construir um imóvel. Na manhã desta quinta-feira (30) a companhia entregou as chaves das primeiras quatro casas, que serão destinadas a famílias de áreas de risco que estavam cadastradas pela prefeitura.
As quatro habitações foram doadas pela empresa IT Sistemas Construtivos, para que o município avalie a possibilidade de implementar esse novo método nas futuras habitações populares, tais como as que são construídas pelo Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. Além de bonitas, as casas apresentam um alto padrão de qualidade e durabilidade.
As quatro famílias que foram contempladas pagarão apenas o custo do terreno, que será financiado com baixas taxas de juros. Como essas primeiras habitacionais são para que o município avalie a possibilidade de expandir o projeto para grande escala, as famílias devem ser acompanhadas periodicamente pela empresa e também pela COHAB Curitiba, para que seja analisado a sua habitabilidade.
Sem tijolos ou cimento
As casas foram construídas com painéis feitos de fibra de vidro, resinas epóxicas e polisocianurato, um material que é utilizado em pranchas de surf. Segundo o arquiteto responsável pela obra, uma das casas construídas foi erguida em apenas quatro horas, algo que é impossível de se conseguir no método tradicional. Outra vantagem é que o desperdício de materiais é bem menor, ficando na faixa de 3%, enquanto nas construções convencionais esse percentual é em média de 30%. No canteiro de obras além da rapidez há mais limpeza e organização, facilitando dessa forma a preparação do imóvel para entrega.
As instalações elétricas, redes de água e esgoto são acopladas nas paredes dos imóveis. O material possui alta qualidade e durabilidade, por conta disso ele não apresenta rachaduras, fissuras, infiltrações, emboloramento ou deterioração precoce, pois é tudo feito com um rígido padrão de qualidade.
Se as novas moradias de interesse social fossem construídas por esse método, seria possível reduzir drasticamente o tempo de entrega. A companhia de habitação não divulgou até o fechamento dessa matéria qual é o custo de cada imóvel.